Em um momento, o seu negócio de Fotografia começa a crescer e um estúdio passa a ser um caminho natural na carreira.

Você precisa de um espaço maior que o home office, para atender trabalhos internos, receber clientes e, principalmente, ter uma localização para a sua marca. Ou você quer começar já com um estúdio e oferecer diversos tipos de serviços?

Não é fácil montar este espaço, são muitas coisas que devemos pensar – e ao mesmo tempo, ganhar dinheiro. Você vai implantar seu Estúdio? Então veja essas dicas!

Dica 1 de estúdio fotográfico – Conheça profundamente o seu mercado.

É uma preocupação que não só quem está começando na carreira deve ter quando quer montar um estúdio, mas também para quem já está no mercado.

Um estúdio é pensado para atender uma clientela específica – de ensaios internos – e também ser uma localização para a sua marca. É importante pesquisar bem qual o potencial de mercado que você já tem e projetar um aumento dele ao investir em um estúdio.

Dica 2 de estúdio fotográfico – Planejar cuidadosamente o seu estúdio.

O primeiro passo é fazer um orçamento de tudo que será necessário:

  • Equipamentos técnicos;
  • Materiais de consumo;
  • Móveis e utensílios;
  • Imóvel com especificação detalhada;
  • Material de decoração;
  • Equipe – salários e encargos;

Com esta lista, o próximo passo é definir:

  • Como conseguir os recursos – poupança pessoal, financiamento, sociedade;
  • Como comprar – internet, em pacotes, conseguir descontos;
  • Se o imóvel será próprio ou alugado;
  • O tempo necessário para montar o estúdio.

Este planejamento deve ser feito com muita cautela para que você não se obrigue a tomar decisões emergenciais e já começar o estúdio com problemas de fluxo de caixa.

Dica 3 de estúdio fotográfico – Definir detalhadamente o imóvel.

Esta é a maior despesa do seu projeto de estúdio – e a mais crítica, é o lugar onde você vai ficar por um longo tempo.

Ele deve ser bem localizado, em região que tenha a ver com o estilo do seu trabalho e do seu público-alvo, e de fácil acesso para os seus funcionários. Basicamente, um estúdio preparado para todos os tipos de serviços precisa de (sem contar os equipamentos técnicos):

  • Cômodos que serão usados para as sessões de foto;
  • Camarim;
  • Cozinha – para o conforto durante os ensaios. Você pode investir em uma cozinha mais estruturada para usar em ensaios gastronômicos;
  • Recepção/escritório;
  • Almoxarifado – para a guarda de equipamentos e material de consumo

Além disto, o imóvel para um estúdio fotográfico deve ter algumas características específicas: dimensões, iluminação natural, posição de janelas.

É importante ter uma assessoria experiente em imóveis, eu recomendo acessar o https://www.lancamentosrj.com/.

Dica 4 de estúdio fotográfico – Pense em um stand de vendas no seu estúdio.

Invista em um espaço – normalmente na recepção – para expor seus trabalhos impressos e até alguns acessórios que podem interessar aos clientes – modelos de álbuns, molduras, opções de imãs e painéis.

É uma ótima forma de gerar uma receita adicional e aumentar o relacionamento dos clientes com a sua marca.

Dica 5 de estúdio fotográfico – Investir muito em Marketing Digital.

Todo negócio hoje em dia necessita de visibilidade digital, a sua marca vista e seguida pelo maior público possível, e vindo do maior mercado consumidor – a internet.

A inauguração de um estúdio é uma bela oportunidade de movimentar a marca nas redes sociais, especialmente no Instagram, que tem muito potencial para propagar marcas ligadas à saúde e o bem estar dos clientes.

Dúvida: vale a pena começar a carreira já com um estúdio?

Esta é uma primeira pergunta que o profissional deve se fazer quando estiver decidindo criar um estúdio: vale a pena começar já com um estúdio?

É um investimento alto, principalmente em começo de carreira, quando o negócio vai levar algum tempo para se pagar e pagar o que foi gasto.

A resposta está no perfil que você definir para trabalhar: se vai atuar mais nos eventos externos – que demandam um espaço menor e até mesmo o home office – ou se quer trabalhar com ensaios e fotos publicitárias internos, que exigem uma estrutura maior para receber pessoas.

 

 

 

 

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