Apesar de ser um cabo de dados feito para durar por muito tempo, o cabo lightning também pode se tornar uma vítima dos maltratos cotidianos. Afinal, quem nunca passou por algum perrengue envolvendo os cabos de seus gadgets? Frequentemente, mal compramos nossos dispositivos e, em pouco tempo, temos que lidar com problemas como mau-contato, cabo descascando ou mesmo se partindo e parando de funcionar de vez. E apesar de falarmos aqui sobre o cabo de dados da Apple,  isso também pode ocorrer em cabos Micro-USB e USB-C para Android.

Como o tema de hoje é “dicas para preservar seu cabo lightning”, nada mais justo do que começarmos falando mais a respeito desse cabo. Se você é um usuário de produtos da Apple, já está familiarizado com esse cabo “diferente”. Para os adeptos de aparelhos Android, por outro lado, esse cabo de dados pode ser um completo estranho.

O cabo lightning é utilizado nos principais produtos da Apple, tais quais Iphone, Ipod Touch, Ipad e Apple Watch. Justamente por ser diferente dos cabos USB, Micro-USB e USB-C é que fica fácil reconhecer um desses: ele conta com um conector de oito pinos simétricos, e o cabo pode ser conectado em ambos os lados. 

O cabo lightning é reconhecido pela sua durabilidade, pois é fabricado para ser resistente. Acontece que o seu tempo de utilização depende, e muito, da forma com que o utilizamos. Muitas vezes, sem perceber, em meio aos demais afazeres, nós fazemos um mau uso do acessório.

Pode ser que você enrole o cabo da maneira errada, o entorte demais ou até mesmo o guarde de uma maneira prejudicial em bolsos e mochilas. O fato é que todos nós cometemos deslizes com nossos cabos. O resultado é um cabo que mesmo com pouco tempo de utilização já conta com problemas ou mesmo deixa de funcionar. 

O lado bom é que não precisa ser sempre assim. Com alguns cuidados básicos, você pode fazer seu cabo durar muito mais, funcionando plenamente.  A seguir, confira nossas 4 dicas especiais!

ENROLE O FIO COM CUIDADO

Quando for necessário enrolar o cabo lightning, faça com cuidado, sem pressa ou com muita força. Faça isso sempre observando as extremidades do cabo, pois são as áreas mais sensíveis do cabo Apple. Evite enrolar o cabo em volta do adaptador. É melhor enrolá-lo em separado, usando as mãos.

NÃO ESTIQUE DEMAIS O CABO

Mesmo que a única tomada disponível esteja longe de você, evite esticar o cabo ao máximo para carregar seu dispositivo. Tensionar o cabo lightning em excesso pode abreviar sua vida útil. Os fios internos são delicados e podem se romper ao serem esticados em demasia.

Além disso, quando o cabo está muito esticado, corremos o risco de, em um momento de desatenção, tropeçarmos nele. Aí já viu, né? Adeus cabo, adaptador e, talvez, até mesmo celular.

NÃO COMPRE CABOS FALSOS

Quem nunca passou pela tentação de comprar os famigerados “cabos paralelos”? Disponíveis em qualquer lugar e com um preço muito abaixo, ele segue, no entanto, a lógica do velho ditado: o barato sai caro. 

Cabos falsificados não possuem certificado Mfi da Apple e podem trazer muitos riscos. Além de possuir uma duração muito mais curta, eles também podem danificar a bateria, estragar seu aparelho e, pasmem, causar acidentes!

REFORCE O CABO COM UMA MOLA

Eis aqui um lifehack bastante simples e eficiente. Basta envolver as pontas  do cabo com uma pequena mola de caneta, aquelas do tipo click. Assim, quando você utilizar o cabo, suas extremidades não entortam durante o uso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.