Para ser bem sucedido no concorrido mercado da Fotografia, precisamos investir muito em qualificações, equipamentos e muito treino para aprimorar as técnicas e entregar trabalhos cada vez melhores.

Sem dúvida, estas atitudes são do conhecimento de todo profissional da área – e sabemos o quanto é difícil chegar a todas com um nível de excelência. Mas, além de todas estas preocupações, existem habilidades que podem diferenciar o conjunto do trabalho de um Fotógrafo.

Ter carteira de habitação, por exemplo. Algo que parece tão básico, mas que não precisa estar na vida de todas as pessoas. Afinal, quem vive nas grandes cidades, pois pode contar com várias formas de se locomover e fugir as preocupações em ter um automóvel.

Porém, existem vantagens competitivas para um fotógrafo que possui carteira de habilitação. Vamos falar um pouco delas.

1. Você pode trabalhar como Fotógrafo profissional em todos os lugares!

Imagine aquela festa de casamento concorrida, em um castelo na serra ou um ensaio pré-nupcial em uma praia remota e que está na moda de todos os casais.

Alguns trabalhos – e que normalmente tem ótimas remunerações – exigem uma logística de ir e vir que pode ficar muito cara se fizermos, por exemplo, por um aplicativo de transportes.

Nessas horas, tem a habilitação e poder alugar um carro (ou usar um próprio) pode ficar bem mais em conta do que os transportes particulares – um aluguel com combustível custa menos que as alternativas de transporte, na maioria dos casos.

2. A sua pontualidade como Fotógrafo profissional é importante!

Depender de horários de transportes públicos ou da oferta de aplicativos sempre é arriscado em muitos casos.

E sabemos como a pontualidade é essencial para o trabalho de um Fotógrafo profissional, para a tranquilidade do cliente e também para a sua imagem profissional, sem imprevistos que possam prejudicar a sua participação – fundamental – no evento.

3. Seu trabalho de Fotógrafo profissional será mais seguro e confortável!

Nós não escolhemos os lugares onde vamos trabalhar, e muitos eventos, especialmente algumas grandes festas, são em lugares distantes das áreas urbanas. Nunca sabemos que problemas podemos encontrar pelo caminho e até mesmo no local.

Mas é trabalho, não é? E se você tiver um veículo, a locomoção e o transporte dos equipamentos pode ser mais segura e confortável. Assim, você chega mais tranquilo e desempenha melhor o seu trabalho.

4. O trabalho do Fotógrafo profissional com equipe é mais produtivo!

Você conseguiu aquele trabalho e sabe que precisará montar uma equipe para atender com qualidade – detalhe: você fez o seu preço considerando isso.

Com um veículo, tudo fica mais fácil, você pode transportar a equipe com segurança, evitando que cada pessoa chegue em um horário diferente e prejudique a sua programação, e poderá diluir melhor os custos de locomoção de todos gastando apenas o combustível ou o aluguel também, se for o caso.

Veículo próprio ou alugado: qual a melhor opção para um Fotógrafo profissional?

Certamente você não vai comprar um carro apenas para começar a trabalhar como Fotógrafo, sem antes ter uma estabilidade de negócios e uma rodagem que justifique.

Vai depender também dos tipos de trabalhos que você pretende focar – mais em estúdio e fotojornalismo, que não exigem, por exemplo – do volume de equipamentos e se vai precisar de equipe frequentemente.

Quando o uso é eventual, alugar pode ser a melhor opção, para ter escolha de um veículo específico e não ter as despesas de propriedade que sempre são altas.

Mas a carteira de habitação é sempre fundamental no trabalho de um Fotógrafo. Caso não tenha ainda, comece se preparando no Simulado Detran SP para obter mais rápido e fica tranquilo para os desafios do dia a dia.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.