Você já tem um reconhecimento de pessoas da sua rede de relacionamento sobre a qualidade das suas fotografias? Já teve a oportunidade de fotografar eventos, como casamentos e festas, mesmo sem cobrar, para ganhar experiência e seu trabalho foi elogiado?

Então certamente chegou a sua hora de divulgar profissionalmente a sua arte. E a melhor forma de começar esta divulgação é criando um Blog – que hoje em dia funciona com muita eficiência na comunicação de empresas e profissionais independentes com este vasto mercado digital, por onde passam centenas de milhões de pessoas todos os dias.

Como um Fotógrafo, que já domina uma arte tão dinâmica e sensível, certamente a questão artística do seu Blog será a parte menos complexa – mas cuidado com as armadilhas, o mundo digital é essencialmente de atração em segundos.

Além disso, alguns pontos de atenção ajudam a ferramenta a se tornar eficiente para divulgar você e a sua arte.

Vamos falar de 6 dicas para ter um Blog de Fotografia e divulgar seu trabalho.

Blog de Fotografia 01 – qual será o seu estilo no Blog?

Sabemos que a Fotografia, como atividade, tem hoje em dia diversos segmentos, por exemplo:

  • Eventos Sociais (festas, casamentos, formaturas, cerimônias religiosas);
  • Eventos Corporativos (congressos, feiras, exposições, eventos fechados);
  • Moda;
  • Propaganda;
  • Ensaios (noivos, infantis, nu artístico);
  • Fotojornalismo.

O nicho (ou nichos) onde você quer se especializar e ser visto vai definir a identidade visual e o design do seu Blog. Um Blog de Fotojornalismo tem um design totalmente diferente de um Blog de Fotografia de Moda – são públicos-alvo diferentes e você precisa ser muito assertivo na forma como refletir o seu perfil profissional.

Blog de Fotografia 02 – invista na arte, mas com moderação

Sim, um Blog de Fotografia é, acima de tudo, um Blog. E ele vai se comunicar com visitantes que, antes de chegar no seu conteúdo, serão impactados pela home do seu Blog.

Invista em algumas belas fotos do seu catálogo – e não esqueça das permissões legais, conforme o caso – mas elas devem ser conteúdo de um Blog bem diagramado, leve, com informações bem espaçadas e em posições lógicas.

Um Blog bem estruturado atrai o visitante e leva ele ao que é mais importante – o seu trabalho.

Blog de Fotografia 03 – imagens precisam de conteúdo

Uma imagem vale mais que mil palavras. Não no mundo digital – por mais que as pessoas sejam mais visuais hoje em dia.

Para atingir público (leia-se clientes/negócios/vendas) é preciso que um Blog invista em conteúdo.

  • Artigos de temas relacionados à Fotografia;
  • Textos explicativos das fotos, de preferência com curiosidades;
  • Boas descrições de produtos (se você quiser investir em vendas também).

Todo este conteúdo vai atrair uma audiência que precisa perceber a sua autoridade no assunto, e desta forma estabelecer uma confiança para contratar os seus serviços.

Um ponto fundamental nos conteúdos é usar as estratégias de SEO, que permitem que eles alcancem a melhor visibilidade nas buscas de usuários e aumente o tráfego no seu Blog. Neste ponto eu recomendo os serviços de um Consultor de Marketing Digital que é profissional especializado nessas técnicas e pode potencializar os recursos do seu Blog.

Blog de Fotografia 04 – invista em sua rede de relacionamentos

Seu negócio de Fotografia depende fundamentalmente de uma boa networking – em qualidade e em quantidade.

São pessoas que, num primeiro momento, conhecem seu trabalho de perto e podem criar depoimentos no seu Blog – um recurso que chama muito a atenção de quem quer conhecer a reputação de um Fotógrafo.

Á medida que cada trabalho for entregue, procure manter os relacionamentos feitos e solicitar que os clientes deponham sobre o seu trabalho. Outro recurso eficiente é participar de Grupos de Fotografia, em redes sociais ou independentes.

Blog de Fotografia 05 – crie vínculos com seu público

Invista numa página de cadastro para que as pessoas recebam e-mails com links de novos conteúdos, tanto artigos quanto trabalhos. Isso cria um vínculo de exclusividade que mantém o seu nome em evidência.

Você pode criar um Instagram e um Facebook para repercutir os conteúdos do seu Blog, são excelentes formas de expandir rapidamente o tráfego nos diversos canais de comunicação.

Blog de Fotografia 06 – tenha uma parceria para fazer acontecer

Podemos ver que é bastante coisa para administrar além de criar os trabalhos, fazer contatos e vender, principalmente no começo.

Um Consultor de Marketing Digital pode ser um parceiro ideal para orientar sobre todas as ações, definir as mais importantes – e mais algumas que não falamos aqui – e fazer seu Blog sair muito bem na foto na conquista do mercado.

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