As Flores são um dos mais belos argumentos na Natureza para tirarmos belas fotos. E certamente um dos temas mais comuns, rendendo imagens maravilhosas.

Tantas espécies, cores e texturas e, com mais proximidade, uma quantidade incrível de detalhes imperdíveis. Mas são também um tema bastante complexo de capturar em imagens, justamente por tantas características e possibilidades.

Vamos falar de 6 dicas valiosas para quem quer melhorar a técnica para fotografar Flores.

1) A iluminação e o clima na fotografia de Flores

Aqui o maior cuidado não com algo especificamente no objeto – as Flores – mas com o fato de que a grande maioria das fotografias delas são ao ar livre.

Então existe uma influência forte do clima e da luminosidade natural nas cores tão vivas. As melhores horas são as primeiras da manhã, com a luz natural mais branda, deixando a foto mais suave.

Especialistas recomendam evitar o horário entre meio-dia e 4 da tarde porque é quando as sombras são mais presentes, desfavorecendo a beleza delas nas fotos. Além disto, existem espécies que fecham suas pétalas em razão do calor desta faixa de horário.

Não é recomendável tirar fotos com vento forte, eles pode deixar as fotos sem foco e tremidas. Se o tempo estiver nublado e precisar ou quiser muito fotografa-las, leve sempre um refletor branco.

2) Qual a melhor lente para fotografar Flores?

A lente objetiva Macro é a ideal para fotografar Flores. Caso não seja possível com ela, pode-se usar lentes close-up, também chamadas de lentes de aproximação. Quando colocadas na frente da câmera, ampliam o objeto, provocando um efeito idêntico ao das lentes Macro.

Outro acessório importante é o tripé, para evitar fotos tremidas.

3) Pratique os diversos ângulos

Tente vários ângulos, até os mais inusitados. As Flores são os melhores motivos pois não se movimentam (caso não haja vento) e você pode exercitar ao máximo a criatividade e aproximar o campo para pegar detalhes e curvas interessantes. Neste caso, prefira uma lente teleobjetiva.

4) Usar o zoom para os detalhes

Os detalhes das Flores, se bem captados, podem revelar fotos belíssimas, com tantas cores, formas e texturas e detalhes como orvalho, um broto de flor fechado ou gotas de chuva nas pétalas e folhas.

Porém, para obter os melhores resultados, neste caos é preciso usar uma lente macro de 50mm a 200mm.  Este tipo de lente é a mais indicada para revelar os detalhes. Fotografe com ISO de 50 ou 100 para obter uma cor melhor e um resultado com mais qualidade.

5) Plano de fundo para fotografias de Flores

O uso correto do fundo potencializa a qualidade e a originalidade da fotografia. Um belo recurso é desfocar o fundo, dando destaque para as flores darem o seu espetáculo.

Você pode também ajustar a profundidade, é um efeito muito bonito deixar que apenas parte das Flores tenham nitidez. Ou que partes delas fiquem nítidas.

6) Abuse da criatividade e da ousadia nas fotografias de Flores

As Flores são seres de uma diversidade muito grande e fornecem um campo vastíssimo de possibilidades de fotos criativas. O ideal, nos passeios, é buscar Flores que estejam em lugares inusitados.

Entender as diversas formas que as Flores possuem também é fundamental para perceber os melhores ângulos e recursos.

As Orquídeas, por exemplo, são Flores belas e altivas, com uma variedade muito grande. Neste link você pode conhecer mais a respeito sobre orquídeas. Isto pode ajudar a entende-las melhor na hora de registrar tanta beleza em imagens.

E o principal para fotografar Flores: aprenda, acima de tudo, a admira-las sem as lentes, a entender a beleza e encanto que elas nos transmite. Este olhar de contemplação será decisivo para que você obtenha a fotografia que melhor represente o seu sentimento.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.