Um dos maiores desafios na Fotografia é compor trabalhos com pássaros. São as criaturas mais irrequietas do planeta, vivem se movendo, voando, interagindo em bancos.

Sem dúvidas, fotografar aves requer muita paciência acima de tudo: pelas oportunidades, pelo momento certo do disparo, pelas condições climáticas.

Com o tempo e perseverança em tirar boas fotos de seres tão belos, aprendi algumas dicas de especialistas e na própria experiência e gostaria de compartilhar.

Vamos falar de 7 dicas para fotografar pássaros.

Dica 1 – O equipamento para fotografar pássaros

Na Fotografia, a qualidade e os recursos do equipamento sempre são um item de grande importância, e na Fotografia de Aves isto é mais intenso, pelas características do objeto.

Com equipamentos que não são de ponta, podemos tirar ótimas fotos de aves. Podemos usar lentes focais de maior distância (200mm, 300mm) que permitem preparar e pegar detalhes da foto mesmo estando mais longe.

A velocidade de captura deve ser igual à distância focal da lente – para uma lente de 300mm, uma velocidade de 300. Isso garante fotos nítidas e sem borrões. Mas se a sua lente tiver sistema de estabilizador, não é necessário preocupar-se com a velocidade de captura.

E uma lente clara – f1.8, f2.4 – produz um efeito de fundo desfocado, ajudando a destacar a ave.

Dica 2 – A iluminação para fotografar pássaros

Para equipamentos não profissionais, fotografar na luz do sol pode reproduzir ótimos resultados. A melhor iluminação pode ser obtida logo depois do amanhecer e pouco antes do pôr do sol.

São os horários de uma coloração amarelada e a luz é melhor distribuída. E os pássaros estão mais ativos nestes períodos.

Dica 3 – Estude o comportamento dos pássaros

Lembra da paciência do começo deste artigo? Aqui ela é usada no melhor sentido.

Se você vai a campo fotografar determinada espécie (ou espécies), estuda-la em seu comportamento, quais os movimentos diante de surpresas, como agem em bandos. Assim você pode fazer o principal em fotos de aves: prever movimentos e disparar antes.

Estudar fotos de pássaros também ajuda muito a entender em que ponto devemos disparar para obter determinados efeitos.

Conhecer mais sobre a espécie que vai fotografar é um passo importante. Conheça, por exemplo, mais sobre os hábitos da arara-azul.

Dica 4 – Vamos interagir com os pássaros

O estudo do comportamento que comentei anteriormente, combinado com o conhecimento do habitat, ajudam a antecipar momentos interessantes para as suas fotos.

É possível conquistar a confiança das aves para que elas se aproximem. Para isto, devemos adotar uma postura calma e se integrar ao ambiente de forma natural, para que elas voem sem preocupação e se coloquem em posições mais próximas, ajudando em fotos mais atraentes.

Dica 5 – O plano de fundo para fotografar pássaros

A tendência é usarmos a posição mais confortável, segurando a câmera ou usando um tripé. Mas quando fotografamos pássaros, mudar a perspectiva pode resultar em grandes fotos.

Criar novos ângulos pode gerar fotos realmente inovadoras e também captar as aves em movimentos inusitados, enriquecendo a experiência da Fotografia. É o seu momento artístico, da originalidade e das possibilidades.

Dica 6 – Disparo manual para fotografar pássaros

Usar o disparo manual é a melhor opção para tirar boas fotografias de pássaros. Desta forma, você terá um controle muito maior do momento e das configurações necessárias.

Nesta posição, você pode mudar parâmetros importantes conforme as condições de iluminação vão mudando – por exemplo, a exposição e a velocidade do obturador.

Dica 7 – A velocidade do obturador para fotografar pássaros

É muito frustrante que o tempo da melhor iluminação passe e as suas fotos estejam borradas. É o caso de configurar a velocidade do obturador conforme diversas situações.

Grupos de aves em pleno voo – e o tamanho e quantidade delas – requer uma velocidade, enquanto pássaros pousados ou andando requerem outra? Estudar bastante estas mudanças é um grande passo para obter fotos melhores.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.