Os ensaios fotográficos ao ar livre são considerados por muitos como os mais bonitos e são os preferidos entre as mulheres.

Motivos não faltam: estar em um ambiente externo, de natureza ou urbano mas normalmente escolhido pela modelo, dá um ar de mais leveza e personalidade às fotos, sem a pressão de ambientes formais como igrejas, festas ou estúdios.

As mulheres costumam fazer ensaios ao longo dos anos, retratando o crescimento e o amadurecimento e os ensaios ao ar livre permitem que esta passagem do tempo seja feita de forma natural e integrada à vida da pessoa a ser fotografada.

E os ensaios ao ar livre também se diversificaram com noivos (os ensaios pré-wedding), gestantes e crianças.

Uma das maiores preocupações são as roupas a ser usadas, pois elas compõe tanto a paisagem quanto os demais objetos e podem roubar demais. Vejas as dicas para escolher as roupas de um ensaio ao ar livre.

Mas antes: veja estas dicas para um ensaio ao ar livre de sucesso!

Lugar do ensaio:

Se você já conhece de outros ensaios, pode recomendar pontos onde as fotos podem dar o melhor resultado. Se não conhece ainda, recomendo ir dias antes para perceber os pontos e alguma particularidade que precise ser considerada.

Horário:

Os ensaios ao amanhecer produzem belos resultados em tons rosados e formas alongadas. O período ideal do dia é até o meio-dia, para contar uma iluminação boa. Após o meio-dia o trabalho pode ser prejudicado pela poluição concentrada no ar.

Clima:

Este é o maior desafio para um ensaio. Uma chuva pode até impedir o ensaio. Nas demais situações, a criatividade ajuda. Se o dia estiver muito nublado, fotos em preto e branco podem ficar ótimas. Se o cliente quiser adiar, tenha antes disto a sua condição contratual posta. Visitar o local dias antes ajuda a pensar no que poderá acontecer e em alternativas.

01 – O branco continua imbatível

Sem dúvida as roupas brancas continuam sendo as melhores para os ensaios ao ar livre, pois a cor diminui o contraste entre a luz e o rosto e ajuda a obter resultados mais bonitos. Não por acaso os ensaios de noivas serem tão surpreendentes na sua grande maioria. O vestido branco ajuda muito.

Pode-se optar por outras cores mais claras que também terão belos efeitos. Independente do local – urbano, rural, praia – o branco e as cores claras são as mais recomendadas. Mas se for necessário usar cores médias e escuras é importante testar flashes e refletores para ver de que forma pode se obter os melhores resultados.

02 – A roupa que combina com a personalidade

Parece óbvio, mas muitas pessoas querem fazer ensaios com produções que terão um belo efeito – na modelo da revista.

Quanto mais próxima a roupa for da pessoa, mais confortável e menos incomodada ela estará durante o ensaio – e isso é fundamental para o sucesso.

03 – A roupa mais atemporal possível

Evidentemente os vestidos de noiva são uma exceção pois estilos de diversas épocas são usados continuamente sem parecer datados.

No mais, as escolhas devem considerar o mínimo possível de itens muito atuais, para que não rotulem o ensaio quando for visto daqui a 10, 15 anos. É comum mulheres querer usar peças da moda e que rapidamente parecerão estranhas nas fotos. Basta lembrarmos das ombreiras dos anos 80.

O ideal são os vestidos, de alturas diversas e cores simples e claras ou os estampados e florais suaves, sempre combinando com a personalidade da pessoa e podem ser usados em ensaios urbanos e praianos. Em ensaios rurais, os shorts e blusas também são combinações perfeitas.

É possível calça e blusa? Com certeza sim em ensaios urbanos. Apenas se recomenda cuidado com o estilo, a qualidade dos botões, gola, cós e zíper, que são partes das roupas que captam atenção.

E sempre levar duas mudas de roupas, pelo menos.

 

Gostou das dicas ? O site Outlet Farm tem várias novidades, entre e confira.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.