A Fotografia é uma arte que estimula mais a cada dia que vamos dominando as técnicas, o equipamento e principalmente o nosso olhar diante do mundo. E naturalmente surge a vontade de adquirir novos equipamentos: uma nova câmera com mais recursos ou acessórios que os novos projetos vão exigir.

Mas sabemos como são itens de valor elevado, na maioria, e muitos são importados, o que impede de planejarmos uma compra mais acessível, pagando um pouco por mês.

Um empréstimo pode ser a solução para ter a flexibilidade nas compras – no Brasil e no exterior – e poder adequar mensalmente no orçamento.

Mas qual a melhor opção: empréstimo online ou tradicional? Saiba qual escolher para investir em novos equipamentos!

Como funciona o Empréstimo Bancário Tradicional?

Aqui podemos considerar os bancos e também as financeiras e consiste naquele crédito em que a pessoa vai até uma agência deles e solicita as condições para pegar uma quantia emprestada.

Nos bancos, normalmente procuramos aquele onde mantemos conta e onde existe um perfil de relacionamento e dados atualizados para que eles possam avaliar com mais segurança e rapidez. Quando queremos o crédito em um banco onde não temos relacionamento, o processo pode até ficar rápido, pelo interesse do banco em ter uma conta corrente sua.

Nas financeiras, não existe a questão do relacionamento e eles normalmente exigem mais documentos para a aprovação.

A análise, nos dois casos, vai considerar a sua renda líquida, o comprometimento atual com outros créditos – lembrando que o máximo que uma pessoa (CPF) pode comprometer da sua renda é 30% – e assim definir o valor e a prestação.

Como funciona o Empréstimo Online?

Nesta modalidade, o empréstimo é oferecido online por empresas especializadas. Devemos acessar pela internet e todo o processo é feito através do site, tanto a solicitação preenchendo um formulário de cadastro com os dados necessários, quanto o envio de documentos e a resposta da solicitação.

Os empréstimos online são uma forma ágil e prática de buscar crédito e vem se tornando popular ao longo tempo. Foi criado há alguns anos na Inglaterra por um grupo de investidores que preferiram apostar no crédito a taxas de juros mais baixas que as do mercado financeiro, porém mais altas que o retorno dos investimentos financeiros onde estavam o seu capital.

Processo de Contratação: Empréstimo Tradicional ou Empréstimo Online?

Este é um aspecto forte na diferença entre as modalidades. No modelo Tradicional, precisamos nos deslocar até o banco ou financeira, esperar o atendimento, levar vários documentos e muitas vezes precisar voltar ou enviar novos por e-mail.

Existe todo um tempo não só para esta etapa, mas a análise é demorada e muito dependente da disponibilidade do gerente para processar e encaminhar o seu pedido e também da área responsável pela análise.

No modelo Online, todo o processo é feito em minutos no site da empresa – preencher o formulário de dados, anexar documentos exigidos e enviar. A empresa, por ser o core business dela – ao contrário dos bancos, que vendem outros produtos – possui uma equipe com prioridade na análise e com foco na possibilidade de fechar o empréstimo com o cliente. Por este motivo, o tempo de resposta é menor.

Taxas de Juros: Empréstimo Tradicional ou Empréstimo Online?

Este é um grande diferencial – talvez o maior, considerando que impacta no principal que é o custo do empréstimo.

As taxas do empréstimo Online são muito inferiores, não só pelo perfil dos investidores na empresa, mas também por ter uma estrutura menor, dedicada apenas a estas operações, enquanto nos bancos há a exigência de margens maiores para sustentar a estrutura administrativa deles.

Segurança: Empréstimo Tradicional ou Empréstimo Online?

Nos empréstimos Tradicionais, os bancos mais renomados – Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa – possuem uma segurança jurídica que dispensa maiores cuidados. O cuidado importante seria com os bancos de segunda e terceira linha ou cooperativas de crédito.

  • Pesquisar nos sites de apoio e defesa do consumidor, como o Reclame Aqui ou o Proteste.
  • Pesquisar as páginas das empresas nas redes sociais – comentários e reclamações.
  • Conversar com amigos do setor financeiro que podem ajudar com informações sobre estas empresas.

Para os empréstimos Online, as ações acima também são válidas, e com um adicional: busque sites com certificação avançada de segurança. Nós identificamos com o link iniciado com https ou com um cadeado do lado esquerdo do link do site.

Uma ótima opção para pesquisar sobre sites seguros de empréstimos online e até simular valores, taxas e prazos, de acordo com a sua necessidade, são os sites de referência sobre o assunto, como neste link do Bons Investimentos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.