A fotografia odontológica faz parte da gama de conhecimentos que um dentista deve ter para promover o seu consultório. Afinal, os registros em imagens são excelentes não só para acompanhar a evolução dos diferentes casos, mas também para inserir no portfólio de profissão, o que demonstra confiança a futuros pacientes.
Por exemplo, se o dentista realiza um tratamento, com instrumentos específicos como a broca para desgaste ósseo e registra os resultados do procedimento, é possível verificar o antes e depois, evidenciando a qualidade do trabalho.
Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar os equipamentos utilizados na fotografia odontológica, que são essenciais para a documentação das técnicas e do decorrer dos tratamentos. Assim, é viável compreender o quão importante é esse conhecimento para o ramo da odontologia. Não deixe de conferir!
Conselho de ética
Antes de conhecermos os equipamentos propriamente ditos, é de extrema importância salientar a presença de uma legislação específica, estipulada pelos parâmetros éticos do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Portanto, em hipótese alguma divulgue fotos de antes e depois dos seus pacientes, sem a devida autorização.
Priorize a utilização em portfólios pessoais, que você vai ter em mãos no seu próprio consultório. Evite também práticas relacionadas a autopromoção, divulgação de descontos, sensacionalismo, informações anticientíficas ou de especializações que você não tem, utilizando ou não imagens de pacientes.
Melhores câmeras fotográficas para a odontologia
Existem modelos de câmeras indicados especialmente para a fotografia odontológica, uma vez que possuem alta resolução e qualidade, sendo capazes de capturar os mais pequenos detalhes dos procedimentos, técnicas e tratamentos utilizados nos consultórios. Os principais, de acordo com o portal Dental Office, são:
- Canon EOS Rebel T6
- Canon EOS Rebel T7
- Nikon Z50
- Nikon D3500
Os valores de investimento podem ser considerados a partir de R$3.500,00. Uma outra dica importante é não se esquecer das lentes, equipamentos de iluminação natural e flashes, que fazem toda a diferença para o resultado final das imagens. Se você não encontrar nenhuma das câmeras acima citadas, considere modelos com:
- Peso leve para facilidade de movimentação;
- Controle de variáveis e do flash;
- Alta durabilidade;
- Fixação da distância focal;
- Lente de, no mínimo, 100mm;
- Presença de modo manual;
Contraste
Na hora de fotografar, é bastante interessante utilizar o contraste, um equipamento indicado para evidenciar os dentes nas imagens. Assim, estas ficam mais completas e destacam de forma eficaz o que realmente é importante para o acompanhamento evolutivo e comparação do antes e depois.
Habilidades técnicas
É muito importante contratar um profissional especializado ou mesmo fazer cursos de fotografia especializados no ramo, a fim de se qualificar para produzir as imagens. Afinal, de nada adianta investir mais de R$3000,00, sem saber ao certo como utilizar o equipamento adquirido.
Com um profissional ou cursos, é possível capturar melhor as imagens, assim como, desenvolver conhecimentos como regra dos terços, modo manual, efeito bokeh, entre outros.
Conclusão
A fotografia odontológica é uma das responsáveis por melhorar o quesito ‘acompanhamento de resultados’, dentro desse campo do conhecimento. Portanto, vale a pena se inteirar mais a respeito e investir em seu consultório, seja contratando uma pessoa ou se qualificando.
Esperamos que as informações aqui apresentadas possam ser úteis para sua construção de conhecimento. Obrigada por nos acompanhar até aqui!