O casal já namora há alguns anos e é muito conhecido pelos longos álbuns de fotos das suas viagens pelos quatro cantos do mundo. São muitos gigas de grandes recordações, mais as festas e shows ou simplesmente os momentos de aconchego em casa.

Mas enfim resolveram casar e, entre tantos comentários de felicitações na postagem de anúncio – e mais postagens da contagem regressiva – existe um momento que surpreende a todos na timeline, por sua qualidade e, na maioria das vezes, sua sensibilidade: as Fotos Pre-Wedding.

O que são as Fotos Pre-Wedding?

O próprio nome já denuncia: são as fotos produzidas antes do cerimônia de casamento. Mas não são fotos simplesmente – afinal, uma sessão da última viagem de solteiros poderia ser considerada como Fotos Pre-Wedding.

Elas tem uma preparação, algumas regras e dicas, e todo um conceito para que sejam vistas como um último ensaio fotográfico antes do casamento – e na maioria das vezes é o único ensaio profissional que o casal até então.

No meio de tantos simbolismos tradicionais que um casamento ainda requer nos meses que antecedem o grande momento, – incluindo as animadas e comentadas despedidas de solteiro – elas são uma opção criativa para registrar a paixão dos noivos em um momento onde não há a pressão de tempo e de protocolos da cerimônia religiosa.

Além de um registro diferenciado, as Fotos Pre-Wedding também podem ser usadas em postagens específicas nas redes sociais individuais, no convite de casamento, na decoração do local da festa e até como apresentação de slides durante a festa.

E se feitas com elegância e respeitando a personalidade do casal, podem se tornar uma marca dele, antes e depois do grande evento.

Veja aqui como registrar este momento único: as Fotos Pre-Wedding.

1. As Fotos Pre-Wedding são um trabalho fotográfico profissional?

Definitivamente, sim.

Um fotógrafo profissional, principalmente aquele que já tem experiência com o assunto, poderá ouvir o casal, suas opções de lugar, roupa, data do casamento e, principalmente, entender a personalidade dele para dar dicas sobre o melhor lugar e outras informações que ajudem no melhor trabalho.

E uma dica importante: o ideal é que o fotógrafo das Fotos Pre-Wedding seja o mesmo da cerimônia oficial. O primeiro evento será uma excelente oportunidade – sem a pressão do segundo – do profissional estabelecer uma cumplicidade com o casal, entender a reação de cada um e de que forma ela poderá explorar isso no grande evento.

2. Quando o casal deve fazer as Fotos Pre-Wedding?

A resposta é boa: quando quiser. O casal pode escolher aquela que for mais conveniente, por exemplo quando ambos tem disponibilidade no trabalho ou em um feriado prolongado.

Porém, a escolha da data vai impactar no local escolhido (veja o item 3). São dois pontos que devem andar juntos.

O fotógrafo deve ter ciência das prováveis datas e de quando pode atender, para que ele não fique a agenda lotada quando o casal mais precisar. Esta sintonia é muito importante  para não atrasar o evento ou trocar de fotógrafo – e lembra da cumplicidade do item anterior?

3. Onde o casal deve fazer as Fotos Pre-Wedding?

Não há uma regra, o casal pode decidir tanto por um lugar que representa muito na relação deles – onde se conheceram, por exemplo – quanto por um lugar novo mas que tenha a ver com a personalidade deles.

O que se recomenda, acima de tudo, é não usar um lugar que não tenha a ver com esta personalidade. Se o casal não gosta da vida rural, não faz sentido um ensaio no belo sítio da família da noiva apenas porque o pôr-do-sol no lugar é deslumbrante.

Se falarmos de dicas:

  • Criatividade com a escolha – é um momento único.
  • Horários de funcionamento se for um local fechado.
  • Cuidado com a segurança – verificar se o lugar fica perigoso em determinado dia e horário.
  • Clima e temperatura na época – principalmente fora da cidade ou do país.

A foto abaixo fez parte do ensaio de Pre-Wedding do casal Marianne e Bernardo Badinni. Eles são amantes da natureza e escolheram a Visconde de Maua, em Visconde de Mauá (RJ), o lugar da sua primeira viagem como namorados. Não poderia ser uma escolha melhor, um lugar lindo, aconchegante e que representa muito para nós, diz Marianne.

4. Que roupas devem ser usadas nas Fotos Pre-Wedding?

Não existem regras, mas como todo trabalho fotógrafo onde o profissional se envolva previamente na composição, ele pode sugerir cores que contrastem ou que não concorrem com os elementos do lugar.

Outro ponto importante é que o casal esteja usando roupas que combinem com as suas personalidades também, para que estejam confortáveis e o resultado transmita sinceridade.

5. Existe um horário ideal para as Fotos Pre-Wedding?

A maioria dos fotógrafos sugere o final da tarde, quando a luminosidade natural pode garantir as melhores fotos. Mas não é uma regra.

Muitas pessoas preferem fotos noturnas, alguns casais pensam em ensaios na chuva, o imaginário deles é o melhor termômetro para o ensaio, mas o fotógrafo deve sempre opinar sobre riscos nas escolhas mais heterodoxas – por exemplo a luminosidade nas fotos noturnas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.